Migração Celular

Ensaio de Migração Celular – por Damiana Aparecida dos Santos

A migração celular é um processo essencial para o desenvolvimento e que também pode contribuir para patologias importantes (HORWITZ; WEBB; ZHANG, 2004). A migração da uma célula ou grupo de células, de uma área para outra, geralmente em resposta a um sinal químico, é fundamental para algumas funções tais como: reparação de feridas, diferenciação celular, o desenvolvimento embrionário e metástase tumoral (HORWITZ; WEBB; ZHANG, 2004).

A migração celular desempenha um papel importante em uma ampla variedade de fenômenos biológicos. Em embriogênese, as migrações celulares são importantes em processos morfogênicos que vão desde a gastrulação para o desenvolvimento do sistema nervoso. As células utilizam o processo de migração no organismo adulto tanto na sua fisiologia normal, bem como aquanto em situações patológicas. Na resposta inflamatória, por exemplo, os leucócitos migram para áreas de injúria, onde realizam
funções fagocíticas. A migração de fibroblastos e células endoteliais vasculares é essencial para a cicatrização de feridas. No processo metastático as células tumorais migram do tumor primário para o sistema circulatório e em seguida migram para um novo local (LAUFFENBURGER; HORWITZ, 1996).

O interesse na compreensão da migração celular é de grande importância para o LABEN, que poderá contribuir para a descoberta de novas substâncias naturais que sejam benéficas para a não migração de células tumorais e também com grandes avanços na área da pesquisa e para a produção de conhecimentos.