EnvelheCiência
EnvelheCiência é o nome dado a um projeto amplo de divulgação de conhecimento científico e formação de professores do ensino básico que propõe a introdução de temas relacionados ao envelhecimento, à saúde cerebral e às demências, tanto para o público em geral, quanto em sala de aula, de modo a compartilhar informações de forma simples e direta – mas baseadas em evidências científicas bem fundamentadas – para tornar o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo. O projeto tem financiamento internacional, da Alzheimer’s Association (USA), Alzheimer’s Society (UK) e do Global Brain Health Institute (GBHI, Irlanda e USA).
Com este propósito, duas ações iniciais são propostas. A primeira é uma coluna mensal elaborada em colaboração com o Instituto de Cultura Científica (ICC) William Saad Hossne, da UFSCar, que atua na divulgação científica e na comunicação pública da Ciência, bem como na formação de pessoas que atuem na promoção da cultura científica e no apoio a iniciativas de educação formal e não formal em Ciências.
A coluna inaugural foi publicada (https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia) em fevereiro e novas edições mensais serão publicadas no mesmo website.
Já o curso de formação de professores propõe aumentar a compreensão das crianças sobre o processo de envelhecimento, a saúde do cérebro e os diferentes tipos de demência que acometem a pessoa idosa, o que certamente trará benefícios a longo prazo. Para isso, adotaremos a estratégia de construir um curso voltado à formação de professores que disseminarão os conhecimentos aos estudantes, que por sua vez, poderão difundir o que aprenderam para suas famílias e comunidade. Entendemos que essa formação trará benefícios não somente aos participantes, mas também aos estudantes, na medida em que abordar esses temas pode educar os jovens sobre a importância de um estilo de vida saudável, incluindo alimentação adequada e prática de exercícios físicos regulares, entre outras ações para evitar o surgimento de doenças associadas ao envelhecimento.
O sistema de educação escolar pode ser uma forma de fornecer a todos os membros da sociedade conhecimento com o objetivo de reduzir o estigma em relação ao processo de envelhecimento e às demências, além de aumentar a compreensão da saúde do cérebro.
Objetivamos apresentar um conjunto de ferramentas aos professores do ensino básico, para que estes façam a transposição didática, incorporando o conteúdo em suas aulas no ambiente escolar.
Em sua primeira versão o curso será online, gratuito e estruturado em 5 módulos com atividades síncronas e assíncronas, totalizando 30h de atividades, de modo que os professores poderão incorporá-las para progressão na carreira. As atividades síncronas ocorrerão durante o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), de modo a incentivar a participação dos professores, que, em cumprindo participação mínima de 75% receberão certificado pela ProEx-UFSCar.
Em curto prazo, os impactos esperados do programa para alunos, pais e comunidade em geral estão relacionados a uma maior conscientização e compreensão sobre a saúde do cérebro, o processo de envelhecimento e os diferentes tipos de demência; uma melhor compreensão da importância de um estilo de vida saudável, incorporando o conhecimento do programa e associando-o à redução do risco de desenvolver demência.
Em médio prazo, esperamos escalar o programa em nível municipal para outras escolas, tanto públicas quanto privadas. Em longo prazo, a exemplo do estado de Santa Catarina que já tem uma política de educação para o envelhecimento, esperamos influenciar políticas públicas do estado de São Paulo.
Assista a entrevista sobre o projeto ao "Na Pauta Entrevista" aqui!